Confira 5 dicas para preparar-uma pizza perfeita em casa
News

Confira 5 dicas para preparar uma pizza perfeita em casa

Apesar de ter origem na Itália, a pizza é uma estrela nos cardápios de todo o mundo. A receita original leva água, fermento, sal e farinha e as melhores são assadas em forno a lenha. Embora sejam adaptadas de acordo com a região, é essencial que haja equilíbrio entre massa, molho e recheio. Suas principais referências estão em Roma e Nápoles. E as receitas mais famosas são a marinara, composta por massa coberta delicadamente com tomates, alho, orégano e azeite e a marguerita, recheada com tomates, azeite, mussarela e folhas de manjericão.

Um dos estudiosos da pizza no mundo é o jornalista Jeffrey Steingarten, que em seu livro Deve Ter Sido Alguma Coisa que Eu Comi (Companhia das Letras, 511 páginas) dedicou um capítulo à receita perfeita de pizza. Para isso, provou as melhores redondas em Roma e Nápoles e fez um investigação com pizzaiolos na região. Confira os 5 itens que toda pizza deve ter segundo o especialista Steingarten:

  1.  Massa: tem que descansar e crescer até dobrar de tamanho – todo o processo leva no mínimo três horas. Depois disso, a massa deve ficar mais uma hora na geladeira. É recomendado que o disco tenha mais ou menos 25 cm de diâmetro, e pouco mais de 0,5 cm de espessura, com uma borda macia, sem molho, crocante, mas macia e leve.
  2. Molho: a melhor opção é preparar um caseiro. Use tomates com bastante polpa, baixa acidez e maior doçura (no Brasil pode-se usar os do tipo italiano), frescos e cozidos, espremendo-os em uma peneira e use somente a parte sólida que restou para fazer o molho. Após esse processo, em uma panela, aqueça o azeite, coloque a parte sólida dos tomates, junte um pouco da água do cozimento, ervas finas (manjericão, orégano e manjerona), alho picado bem fino, cebola picada bem fina, sal e pimenta-do-reino. Cozinhe tudo por 20 minutos e deixe esfriar antes de colocar sobre a massa.
  3. Recheio: opte por queijos e carnes magros. Os mais gordurosos interferem no sabor e podem deixar a massa mole. Não exagere na quantidade de recheios. O segredo da pizza perfeita está na textura da massa e no sabor do molho.
  4. Forno: pré-aqueça por uma hora entre 260ºC e 290ºC. A forma deve ficar na grade inferior. Não abra o forno enquanto a pizza estiver lá dentro. Asse-a de 10 a 15 minutos no forno (gire a pizza na metade do tempo para assar por igual) até que a borda esteja bem marrom, a parte de cima borbulhando e o queijo, dourado.
  5. Refratário: o ideal seria utilizar uma pedra, mas você pode improvisar com as formas que tiver em casa. Forre a assadeira com papel manteiga para evitar que a massa queime ou grude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *